Dissertação

Towards a Cooperative Agent for Human-Agent Interaction for Geometry Friends EVALUATED

A Inteligência Artificial (IA) cooperativa em interacções Humano-Agente é um tema complexo mas interessante, que ainda não atingiu um nível que se possa considerar satisfatório. Neste documento, é apresentado o método de como foi atingido o nosso objetivo de criar jogadores artificiais capazes de resolver níveis do Geometry Friends, de forma eficaz. Partindo de uma abordagem anterior que usa o algoritmo Rapidly-Exploring Random Trees (RRT), os nossos agentes foram desenvolvidos através da adição de novas estratégias ao algoritmo, de replaneamento, e de um novo controlador. Quando os nossos agentes provaram ser capazes de resolver os níveis single-player, foi dado um passo em direção à cooperação com jogadores humanos. A nossa solução final é então um par de agentes que não só conseguem resolver a maioria dos desafios apresentados pelos níveis single-player, como também são capazes de jogar com jogadores humanos em níveis simples de cooperação. Depois de uma sessão de testes com utilizadores, a maior parte dos jogadores humanos afirmaram ter tido uma experiência positiva e que os nossos agentes apresentaram capacidades de cooperação e adaptação.
Agente Artificial, Rapidly-Exploring Random Trees, Replaneamento, Cooperação Agente-Humano, Geometry Friends

Novembro 3, 2017, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar