Dissertação

PE2LGP: Do texto à língua Gestual (e vice-versa) EVALUATED

Nesta tese foi feita uma evolução do PE2LGP ao nível da arquitetura com o objectivo de agilizar o modo de introdução de novos gestos, sem que para isso sejam precisos conhecimentos avançados na área de animação. Assim, foram criados dois sistemas: um manual e outro automático. O primeiro permite ao utilizador criar novos gestos manipulando diretamente o modelo através de interações com o rato, usando para isso uma interface. O segundo tenta automatizar o processo de criação do primeiro, utilizando o sensor Kinect One, ou seja, a interação do utilizador com o modelo é maioritariamente feita através do sensor, onde os movimentos do utilizador são convertidos em gestos. Além disso, o modelo e as respectivas animações do PE2LGP foram exportadas para o motor de jogo Unity, onde foi recriada e melhorada a interface, e a componente de língua natural foi convertida para uma REST API. Estas alterações permitiram quebrar a dependência que existia ao Blender. A avaliação concentrou-se nos dois sistemas de criação de gestos, sendo que o principal objetivo foi perceber se eram acessíveis, para utilizadores com diferentes perfis, no que diz respeito à usabilidade e, posteriormente, perceber se os gestos teriam qualidade, em particular para a comunidade surda. Verificou-se que a usabilidade é adequada e que ambos os sistemas são importantes no contexto da LGP, contudo precisam de diversas melhorias para chegar a um produto final.
Sistemas para Criar de Gestos, Língua Gestual Portuguesa, Análise do Texto, Animações, Unity

Novembro 22, 2016, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar