Dissertação

Towards the Study of Human Emotions Through Social Media Contents EVALUATED

As emoções estão presentes no dia-a-dia dos seres humanos e são consequentemente reflectidas na forma como os humanos comunicam e interagem entre si. Gestos, prosódia e as palavras que escolhemos num dado contexto são também bons reflectores do estado emocional que um dado produtor de conteúdos decide imprimir numa mensagem. Por outro lado, as redes sociais têm surgido como um espaço etéreo onde um número incontável de pessoas interagem e produzem uma imensidão de conteúdos a cada minuto. Estes conteúdos, sendo baratos e fáceis de obter, podem sustentar uma base de investigação relativa ao comportamento humano, e no caso deste trabalho, o comportamento humano no que concerne o uso de emoções. Posto isto, este trabalho ambiciona estudar as emoções humanas fazendo uso de conteúdos provenientes das redes sociais. Tendo este objectivo em mente, esta dissertação propõe-se primeiramente a construir um método que infira a semântica emocional de conteúdos textuais (i.e., palavras e textos curtos), em termos das pontuações relativas a valência, excitação e dominância. Posteriormente, fazendo uso do método acima referido e em conteúdos provenientes do Twitter, são propostas duas aplicações: a primeira tenta aferir níveis de bem-estar para populações dos estados continentais dos EUA (excluindo o Alasca), enquanto que a segunda aplicação se propõe a estudar a relação existente entre o conteúdo emocional de uma dada mensagem do Twitter com a forma como essa mesma mensagem se difunde na referida rede social.
Processamento de Língua Natural, Análise de Sentimento, Difusão de Informação, Redes Sociais

Novembro 2, 2015, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Bruno Emanuel Da Graça Martins

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar