Dissertação
Enhancing Autistic Children Communication Skills through Augmented Reality EVALUATED
O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a vida daqueles que são diagnosticados, mas também das suas famílias e pessoas próximas, particularmente no que toca à socialização e comunicação. Nesta tese apresento o desenho e implementação do ConnectAR, um novo protótipo de Realidade Aumentada (RA) que desenvolvi de forma a melhorar a comunicação de crianças com autismo. O sistema faz uso das capacidades imersivas da RA para proporcionar um ambiente envolvente onde indivíduos com autismo possam melhorar as suas capacidades de comunicação, ao integrar dicas visuais e feedback háptico para auxiliar numa comunicação mais eficaz. São capturados dados ao vivo através de rastreamento ocular, rastreamento dos controladores e análise vocal, o que permite uma análise abrangente do comportamento do utilizador enquanto este comunica e a introdução das dicas adequadas. O desenho da interface do utilizador do sistema foi apoiado pelas opiniões de profissionais da área da terapia do neurodesenvolvimento que trabalham diariamente com crianças diagnosticadas com autismo, assegurando que o sistema cumpria com os requisitos específicos dos utilizadores. Um estudo que envolveu seis crianças autistas, com idades entre os 8 e os 12 anos, avaliou a eficácia do ConnectAR, que teve um impacto positivo, os participantes melhoraram a sua capacidade de modular a intensidade de voz, a velocidade do discurso e a manutenção de contacto visual quando suportadas pelo sistema. Baseado no feedback tanto das crianças como dos seus tutores, o estudo sugere que o ConnectAR é uma ferramenta promissora em auxiliar a comunicação de crianças autistas.
novembro 14, 2024, 16:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar