Dissertação

Leveraging Large Language Models for Enhancing Medical Education EVALUATED

A ascensão dos Grandes Modelos de Linguagem (GMLs) tem gerado discussões sobre o seu papel na educação, particularmente no campo da medicina. Embora os GMLs, como o ChatGPT, têm vindo a oferecer benefícios na assistência de tarefas demoradas pela seleção e organização de informação e na potencial personalização dos métodos educacionais, a sua automatização pode trazer riscos e preocupações quanto à sua fiabilidade, especialmente na produção de conteúdos médicos. Esta tese explora a aplicação da última geração de modelos de linguagem na Educação Médica, focando-se na sua capacidade de criar materiais pedagógicos e avaliações para o tópico da endocardite infeciosa. Por meio de uma série de casos de uso exemplares, testámos as suas habilidades e limitações, refinando as suas respostas recorrendo à recomendada engenharia de prompts. As nossas conclusões destacam pontos fortes e fracos na versão mais acessível e GPT-4s, nomeadamente, ao nível da manutenção de conhecimento atualizado e na garantia de factualidade. Além disso, avaliámos GMLs de código aberto para contextos médicos face à linguagem técnica exigida pelo nível avançado e fine-tuning para reforçar e facilitar a validação de erros no conteúdo gerado. No seu conjunto, os resultados destas experiências sublinham a importância de uma supervisão profissional na integração dos GMLs neste domínio médico, defendendo-se assim a utilização cautelosa, mais informada destas ferramentas.
Inteligência Artificial, Grandes Modelos de Linguagem, Educação Médica, Endocardite Infectiosa, Engenharia da Prompt, Ajuste Fino Supervisionado.

outubro 30, 2024, 16:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Catarina Isabel Santos de Sousa

Faculdade de medicina da Universidade de Lisboa

Professora Convidada