Dissertação

The Impact of Videos on Higher Education Courses EVALUATED

Nos tempos de hoje, as instituições do ensino superior ambicionam adaptar os seus métodos de ensino à recente evolução tecnológica, que afeta não só os alunos, mas também os professores. Esta mudança na sociedade pode servir de pretexto para solucionar um problema bastante comum no contexto do ensino superior: a falta de sucesso académico dos alunos. Esta falta de sucesso pode ser solucionada recorrendo a estratégias que visem cativar os alunos com os tópicos da disciplina em questão e com o próprio sistema de ensino. A utilização de diferentes formatos de conteúdos, como vídeos explicativos dos conteúdos abordados nas unidades curriculares, constitui um exemplo de uma dessas estratégias. Os vídeos são considerados um dos formatos multimédia mais populares entre as gerações mais novas. Além de ser um formato eficaz na transmissão de informação relacionada com diferentes assuntos, é geralmente planeado de forma a ter uma curta duração, sem comprometer a qualidade da informação transmitida e explicada. Neste estudo, analisamos em que medida é que a aprendizagem e o sucesso académico dos alunos pode ser influenciada pela utilização deste tipo de formatos de conteúdo. Para o efeito, distinguem-se dois cenários diferentes relativos à sua criação: (1) vídeos produzidos por alunos e (2) vídeos produzidos por professores. Posteriormente, estes vídeos foram carregados numa ferramenta de aprendizagem (Sistema de Gestão de Aprendizagem), de forma a que os alunos inscritos na UC os pudessem visualizar.
Ensino Superior, Sistema de Gestão de Aprendizagem, Vídeos, Colaboração, Aprendizagem Centrada no Aluno, MOOC

novembro 22, 2021, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ana Isabel Baptista Moura Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar