Dissertação
Assessing Players’ Cognitive Load in Games EVALUATED
Devido ao crescimento exponencial tecnológico, os video jogos estão a tornar-se mais complexos a cada ano que passa; com tarefas e desafios que, muitas vezes, desafiam as habilidades cognitivas dos jogadores. Lidar com as limitações da Memória de Trabalho e gerir a sua Carga Cognitiva é crucial para a resolução de problemas; no entanto, estes conceitos parecem ser altamente subvalorizados, ou mesmo desconhecidos, na indústria de jogos. Para abordar este problema e ajudar os designers de jogos a entender melhor a complexidade intrínseca de seus jogos, este trabalho aplica os princípios de atenção do modelo de memória "Time-Based Resource Sharing" (TBRS) no jogo Way Out (um jogo que desenvolvemos de raiz). Formulámos a ideia de "Attention-Grabbing Events" e tentámos incorporá-la no nosso jogo, com o objetivo de criar um ferramenta que estime a Carga Cognitiva dos jogadores enquanto jogam video jogos. Para validar a nossa hipótese, comparámos os dados recolhidos do jogo com o questionário NASA TLX -- um método subjectivo que avalia a Carga Cognitiva sentida durante uma tarefa. Mesmo não tendo conseguindo calcular diretamente a Carga Cognitiva dos jogadores, acreditamos que o nosso trabalho serviu para nos aproximar-mos desse objetivo. A quantidade de Attention-Grabbing Events e tempo de jogo, quando comparados com o NASA TLX, parecem ser bons indicadores dos níveis da Carga Cognitiva dos jogadores. No entanto, na sua forma atual, a fórmula do TBRS que calcula a Carga Cognitiva não parece ser adequada quando diretamente aplicada em video jogos -- pelo menos seguindo a nossa abordagem.
janeiro 14, 2021, 10:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado