Dissertação

Treme-Treme 2.0 - A serious game to teach children earthquake preparedness EVALUATED

Os terramotos continuam a ser um dos desastres naturais que maior destruição criam. Mesmo com os avanços tecnológicos que têm sido feitos, é impossível prever quando ocorrerá o próximo terramoto ou qual a magnitude que terá, pelo que é fundamental que toda a gente esteja preparada na eventualidade de ocorrer um terramoto. Para tal, em 2014 um jogo sério foi desenvolvido para poder ensinar as pessoas, nomeadamente crianças do ensino primário, sobre quais os comportamentos que deveriam ser adoptados antes, durante e após a ocorrência de um sismo. Este jogo, o Treme-Treme, teve um enorme sucesso e 5 anos depois ainda continua a ser usado por professores de escolas primárias como um complemento ao ensino. Para além disso, foi igualmente adoptado por escolas de crianças com dificuldades educativas, tendo um impacto maior que o inicialmente pensado. Surgiu agora a oportunidade de continuar o desenvolvimento deste jogo, sendo que este trabalho retrata todo o processo inerente à realização da nova versão. Com o passar dos anos, o código do Treme-Treme tornou-se obsoleto, pelo que o jogo foi refeito e melhorado com sucesso, usando uma nova plataforma, Godot, o que permitiu repensar todo o design do jogo para proporcionar uma experiência melhor ao jogador. Os resultados obtidos com os testes efectuados comprovam que a nova versão do jogo desperta o interesse das crianças de uma forma mais eficaz que a anterior, fazendo-se sentir a melhoria no jogo ao transmitir ainda melhor os conhecimentos pedagógicos pretendidos e representando uma melhor ferramenta ao ensino.
Jogo sério, Terramotos, Tsunamis, Preparação, Crianças, Godot Engine

junho 21, 2019, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Mónica Maria Lopes de Sequeira Amaral Ferreira

Civil, Engenharia, Respostas e Inovação para a Sustentabilidade (CERIS)

Investigador