Dissertação

Manipulating 3D Objects in Mid-Air using Virtual Rails EVALUATED

Em quase todos os ambientes imersivos virtuais, a manipulação de objetos é um aspeto chave. Contudo, é difícil colocar os objetos com precisão usando gestos no ar, que simulam as interações no mundo físico, sem comprometer o tempo de realização da tarefa, embora sejam uma abordagem direta e natural. Estudos anteriores concluíram que a separação dos graus-de-liberdade e as transformações escaladas conduziram a melhoramentos na colocação de objetos Mas estes benefícios na precisão aumentam o número de operações realizadas, o que tem um custo adicional no tempo de realização de tarefas complexas. Tendo em conta as pesquisas anteriores, nós acreditamos que transformações com recurso a eixos personalizados podem ajudar a diminuir o tempo de realização das tarefas. Neste trabalho, propusemos e implementámos uma abordagem, MAiOR, baseada em movimentos escalados sobre eixos personalizados, permitindo a separação dos graus-de-liberdade e manipulação directa. Para validar a nossa proposta, realizámos uma avaliação com utilizadores, comparando-a contra duas técnicas base, 6DOF e Widgets. Os nossos resultados sugeriram que a MAiOR garante melhor precisão na manipulação de objectos, mas para utilizadores inexperientes poderá adicionar alguma dificuldade quando as tarefas são complexas, ou seja, requerem translações e rotações.
Interfaces de Utilizador 3D, Manipulação de Objectos no Ar, Eixos de Manipulação Arbitrários, Separação de Graus de Liberdade, Realidade Virtual

junho 6, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alfredo Manuel dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Daniel Filipe Martins Tavares Mendes

INESC-ID

Investigador