Dissertação

TécnicoViz - Visualização de padrões em Dados Educacionais EVALUATED

Com o aumento dos alunos a nível mundial, torna-se difícil para um professor acompanhar o percurso dos mesmos e identificar problemas nos cursos e disciplinas. Para tal, uma opção viável que possibilita identificar e acompanhar a evolução ao longo dos anos, poderá ser a análise de dados académicos. Contudo, analisá-los sem um pré-processamento pode ser uma tarefa que requer um elevado esforço cognitivo. Como tal, uma solução que permite resolver esse problema é a utilização de visualizações interativas. No âmbito desta dissertação, foi desenvolvido um sistema com múltiplas técnicas de visualização que permite analisar um conjunto massivo de dados, com o objetivo de acompanhar a evolução ao longo dos anos de todos os cursos e disciplinas do Instituto Superior Técnico. Após a extração dos dados foram desenhados diversos protótipos em papel, de forma a representar potenciais idiomas de visualização. Após definir as visualizações finais e o esquema da arquitetura a implementar, iniciou-se o desenvolvimento iterativo da aplicação. De forma a testar o resultado final, foram realizados testes com utilizadores, com o objetivo de avaliar a usabilidade do sistema.
Dados educacionais, Visualizações interativas, Evolução, Cursos, Disciplinas

Junho 8, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Sandra Pereira Gama

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Prof Auxiliar Convidado