Dissertação

Monte Carlo Tree Search Experiments in Hearthstone EVALUATED

Neste trabalho é proposta uma abordagem com base nos métodos Monte-Carlo, para o jogo Hearthstone: Heróis de Warcraft, o jogo de cartas colecionáveis mais popular do momento e com mais de 50 milhões de jogadores registados em Abril de 2016. No Hearthstone, os jogadores são continuamente posto á prova devido ao conceito de informação escondida, onde a mão do oponente é desconhecida, devido ao conceito de aleatoriedade existente, onde por exemplo as cartas são inicialmente baralhadas e devido a uma complexa jogabilidade, que muitas vezes requer uma estratégia bastante robusta e refinada. Com o trabalho desenvolvido, argumentamos que, á luz dos desafios colocados pelo jogo (conceito de informação escondida e incerteza), a abordagem desenvolvida para o efeito oferece uma alternativa valida, face ao atual estado da arte neste domínio. Adicionalmente, através do enriquecimento do algoritmo, mais especificamente através da introdução de informação especifica do jogo, é possível alcançar ganhos significativos de desempenho, relativamente a sua versão mais tradicional.
Inteligência Artificial, Monte Carlo Tree Search, Hearthstone, Árvore de Jogos, Algoritmos de Procura, Jogos de Cartas Colecionáveis

Junho 5, 2017, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar