Dissertação

Onboard Flight Dynamic Route Optimization EVALUATED

Hoje em dia, o computador de bordo de um avião consegue pilotá-lo autonomamente desde a descolagem até à aterragem com pouca intervenção dos pilotos assumindo que não existem eventos anómalos. Contudo, alguns eventos exigem uma diversão e portanto um replaneamento de rotas. Este replaneamento não é trivial visto que é sujeito a critérios restrictos, desviando a atenção dos pilotos e dos controladores de tráfego aéreo para este tarega, atenção que poderia ser dispendida monitorizando outros sistemas de voo no caso dos pilotos. Um planeamento de rota envolve encontrar uma nova rota eficiente, comunicá-la à torre de controlo, receber aprovação desta mesma, reprogramar o computador de bordo para que o avião siga pela nova rota. O nosso trabalho apresenta um módulo capaz de encontrar uma rota de voo viável que respeite todos as restrições, sejam elas de espaço, por exemplo zonas proibidas de voo ou eventos de metereologia ou então restrições específicas à aeronave, removendo a necessidade de intervenção do piloto nesta área, reduzindo a carga de trabalhos tanto deste como dos controladores aéreos. O problema é modelado como uma extensão ao problema da mochila, sendo que depois utiliazmos um algoritmo de labeling modificado para resolver o problema da mochila 0-1 com dois critérios conseguindo assim recalcular eficientemente a nova rota. A avaliação foca-se tanto na precisão da rota encontrada bem como do tempo que levou a encontrá-la e a mostrar o resultado final.
Problema multi-objectivo, recalculamento de rota, computador de bordo, problema da mochila, rotas de voo

janeiro 19, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre Paulo Lourenço Francisco

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ricardo José Nunes dos Reis

Embraer

Research and Technology Europe PhD