Dissertação

Project: Extending VITHEA in order to improve children’s linguistic skills EVALUATED

Uma Perturbação no Espectro do Autismo (PEA) caracteriza-se por dificuldades na comunicação e interacção em situações sociais, as quais surgem frequentemente associadas a dificuldades na aquisição de linguagem verbal. De forma a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com PEA, e dado o interesse que estes manifestam por computadores, vários investigadores e empresas desenvolveram aplicações que procuram servir como meio de comunicação alternativa ou possibilitar que crianças com PEA desenvolvam competências linguísticas, necessárias para a comunicação verbal. Contudo, há um défice de aplicações deste tipo em Português que permitam ter em conta as necessidades individuais de cada criança. Neste contexto, apresentamos o VITHEA-Kids, uma plataforma que procura ir de encontro às necessidades de cada criança e dos seus cuidadores, disponibilizando uma interface em que os cuidadores podem criar exercícios e personalizar diversos aspectos da aplicação. Desenvolvemos ainda um módulo que permite a geração automática de exercícios de escolha múltipla, pensado com o intuito de ser integrado no VITHEA-Kids. A plataforma desenvolvida encontra-se a ser avaliada em várias frentes: uma avaliação preliminar com cuidadores (que deu indicadores promissores), uma avaliação com uma criança (a decorrer) e uma avaliação relativa à geração de respostas incorrectas (distractores) em exercícios de escolha múltipla (que resultou em rácios de aceitação entre os 61.11% e os 92.22%).
Perturbação no Espectro do Autismo, aprendizagem por parte de crianças, aquisição de competências linguísticas, geração automática de conteúdo

Novembro 5, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

CO-ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar