Dissertação

ChemCreator: A Game of Chemistry EVALUATED

O objectivo desta dissertação é criar um jogo didático de química. Existem muitos jogos didáticos de química mas com esta dissertação pretende-se que se crie um jogo que não só ensine diversos conteúdos de química mas também seja um jogo divertido de jogar. Por esta razão, o autor decidiu testar vários jogos didáticos e analisar cada um deles de modo a poder obter os pontos fortes e fracos de cada um. Para um jogo didático cumprir o seu objectivo, isto é, ensinar e ser divertido ao mesmo tempo, este tem de ter uma forma de criar uma "flow experience". Esta "flow experience" é uma forma de fazer com que os utilizadores se abstraiam da parte educacional do jogo e aprendam ao mesmo tempo que se divertem. Para tal é preciso aplicar um modelo chamado "experiental gaming model" que divide a aprendizagem em três ciclos. A implementação desde modelo foi atingida e todo o desenvolvimento do jogo realizou-se em cinco iterações diferentes. Acabado o desenvolvimento, realizaram-se testes moderados e não moderados aos utilizadores os quais tiveram bons resultados que poderão ser um bom índicio sobre a aprendizagem e divertimento no ChemCreator.
química, educação, didático, análise, implementação, resultados

Novembro 10, 2015, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar