Disciplina Curricular

Design de Interação para a Internet das Coisas DIIC

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2015

Contextos

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Computacionais

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos devem ser capazes de: Compreender como o Design da Interação para a Internet das Coisas difere das disciplinas tradicionais de Interação Pessoa-Máquina; Pensar para além de dispositivos tradicionais, tais como smartphones e tablets, para ambientes baseados na Internet das Coisas e novas modalidades de interação; Aplicar técnicas de design de interação para idealizar e prototipar de novos conceitos para Internet das Coisas; Adquirir competências no desenvolvimento de protótipos que combinam software e hardware de forma inovadora; Adquirir fundamentos base de investigação contemporânea e clássica nas áreas de Design de Interação e Computação Ubíqua; Compreender os desafios na avaliação da experiência de utilização de sistemas e ambientes baseados na Internet das Coisas.

Programa

1. Design de Interação e a Internet das Coisas a. O que é Design de Interação b. Quem cria Design de Interação c. O que é a Internet das Coisas d. Desafios na conceção de experiências com a Internet das Coisas 2. Técnicas para a Conceção de Experiências de Utilização a. Esboços b. The design funnel c. Prototipagem com templates, cartão e esferovite d. Storyboards sequenciais e de narrativa e. Técnicas de investigação: Uncoverting the mental model, Wizard of Oz, and Think Aloud 3. Ferramentas de Prototipagem para a Internet das Coisas a. Arduino para objetos interativos b. Câmaras Kinect para espaços interativos 4. Disciplinas de Interação Pessoa-Máquina para a Internet das Coisas a. Interação tangível b. Interação com wearables c. Ambientes sensíveis ao contexto 5. Modalidades de Interação para a Internet das Coisas a. Ecrãs tácteis, desde relógios inteligentes até paredes interativas b. Interação por voz c. Gestos 3D d. Outras modalidades de entrada, desde sinais acústicos até sinais cerebrais e. Retorno áudio f. Retorno háptico, desde vibrotáctil até retorno muscular g. Outras modalidade de retorno 6. Avaliação da Experiência de Utilização com a Internet das Coisas a. Desafios b. Métodos de investigação c. Análise quantitativa e qualitativa

Metodologia de avaliação

Laboratórios (40%, nota mínima de 9.5) Projeto (40%, nota mínima de 9.5) Reflexões de leitura (20%) A unidade curricular (UC) será lecionada em modo studio. Exposição teórica será curta e dada quando necessária. Durante as aulas, os alunos realizarão tarefas de investigação, construção, reflecção e crítica. Ao contrário de outras UCs onde os alunos aprendem sobre Design da Interação, nesta UC serão Designers de Interação. Os alunos irão trabalhar em projetos em grupo durante o semestre.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre