Disciplina Curricular

Design de Jogos DDJ

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2015

Contextos

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina permite ao aluno adquirir capacidades para concepção de uma experiência de jogo e desenvolvimento de protótipos que realizem essa experiência. As capacidades são desenvolvidas fomentando a discussão sobre o que é um jogo, quais são os seus constituintes e qual a relação do jogo com os seus jogadores (tendo em conta as suas diferenças). O aluno desenvolve o seu trabalho com base em documentos de design e construção de protótipos.

Programa

Componentes de design de jogos Definição de jogo e jogar Perspectiva histórica: exemplos clássicos e modernos Teoria de jogos Modelos de jogadores A experiência do jogador Teoria do divertimento Jogabilidade: mundos, cenários, abstrações, progressão e balanceamento Categorização: géneros de jogos e seus desafios Narrativa e desenvolvimento de personagens Emoções em jogos O processo criativo Documentação: conceito, tratamento e guião Regras de design de jogos O negócio dos jogos e empreendedorismo

Metodologia de avaliação

30% exercícios e 70% projeto (30% protótipo e 40% documentação)

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre