Disciplina Curricular

Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente AASMA

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2015

Contextos

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos

Período:

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Inteligentes

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

• Adquirir noções gerais de agentes e sistemas multi-agente; saber identificar e classificar agentes e ambientes, de acordo com diferentes propriedades. • Saber desenvolver sistemas complexos e de diferentes áreas de aplicação, usando uma metodologia orientada a agentes. • Saber especificar uma sociedade de agentes para a resolução de um problema concreto. • Ter a capacidade de conceber agentes com arquiteturas reativas, deliberativas e híbridas. • Ter a capacidade de criar sociedades de agentes que comunicam, de uma forma prática, usando linguagens e plataformas adequadas.

Programa

1. Agentes e Ambientes a. O conceito de agente. b. Propriedades de agentes. c. Propriedades de ambientes. d. Aplicações. e. Arquiteturas abstratas para agentes. 2. Arquiteturas Reativas a. Agentes puramente reativos. b. Arquitetura de subsunção de Brooks. 3. Arquiteturas Deliberativas a. O paradigma intencional. b. O modelo BDI. Arquiteturas de agentes de raciocínio prático. c. Procedural Reasoning System. 4. Arquiteturas Híbridas a. Arquiteturas híbridas horizontais e verticais. b. TouringMachines e InteRRaP. 5. Arquiteturas com Emoções a. Teorias de "Appraisal". b. O conceito e papel da emoção. c. Agentes com emoções. d. Impacto nas arquiteturas estudadas. e. Modelos e sistemas existentes. 6. Sociedades de Agentes e Comportamento Emergente a. Sociedades de agentes. Estigmergia, auto-organização e emergência. b. Casos de estudo - "Game of life", BOIDS e multidões. 7. Teoria de Jogos a. Introdução à teoria de jogos - conceitos e propriedades fundamentais. b. O dilema do prisioneiro. Equilíbrio de Nash. c. Jogos sequenciais e jogos infinitamente longos. 8. Comunicação entre Agentes a. Comunicação. b. Atos de discurso. c. Semântica. KQML e KIF. FIPA-ACL. 9. Coordenação e Cooperação entre Agentes a. Resolução de problemas cooperativa e distribuída. b. O protocolo Contract Net. 10. Negociação entre Agentes a. Negociação - mecanismos/protocolos e estratégias. b. Leilões - caraterísticas e tipos de leilão. c. Negociar/regatear em domínios orientados à tarefa. "Monotonic Concession Protocol" e "Zeuthen Strategy". 11. Desenvolvimento de Agentes a. Programação orientada a agentes. b. Metodologias e problemas no desenvolvimento de agentes e sistemas multi-agente. 12. Aprendizagem em Agentes a. Aprendizagem por reforço em cenários com um agente e em cenários multi-agente. "Q-learning". b. O problema da coordenação. 13. Interação entre humanos e agentes. 14. Aplicações.

Metodologia de avaliação

• Um projecto, com o peso de 50%; • Dois testes, cada um com o peso de 25% (nota mínima de 8 valores, na média dos testes).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre