Disciplina Curricular

Visualização de Informação VI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2015

Contextos

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Tecnologia para Processamento de Informação e Linguagem

Período:

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Processamento e Análise de Dados

Período:

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo é dar aos alunos os conhecimentos da área de visualização de dados e informação que lhes permitam conceber e executar visualizações de grande impacto como veículo privilegiado para transmitir informação quantitativa e qualitativa. Será introduzida a área de Visualização de Informação após o que será ensinada uma metodologia para a análise de domínio e conceção de visualizações eficazes. Conhecida esta, serão discutidos os vários tipos de variáveis (contínuas, nominais, rácio, etc.), dados (tabulares, redes, texto, etc.) e padrões a visualizar. Em seguida serão descritos os vários factores fisiologicos e psicológicos (memória, processamento visual, etc.) relevantes para a criação de uma boa visualização. Estudaremos os tipos de visualização de informação mais comuns e adequados para vários tipos de informação (grafos, séries temporais, etc.) e as técnicas de iteracção possíveis (focus+context, overview+detail, panning+zoom, brushing). Uma vez introduzida a área, as tarefas nela desempenhadas, e os problemas encontrados, veremos quais as abordagens mais correctas para avaliar aplicações de Visualização de Informação.

Programa

1. Introdução 2. Metodologia de Desenho 3. Datasets e variáveis 4. Factores Humanos na Visualização de Informação 5. Tipos de Visualização 6. Técnicas de Visualização 7. Visualizações dinâmicas e animações 8. Redução de Items e Atributos 9. Legibilidade e Fidelidade nas Visualizações 10. Avaliação de Soluções de Visualização de Informação 11. Aplicações

Metodologia de avaliação

Exame – 35% Laboratórios – 25% Projeto – 40% Laboratórios: A disciplina possuirá uma componente laboratorial, ao longo da qual irá sendo desenvolvido o projeto, uma visualização de um conjunto de dados que os alunos poderão escolher. No laboratório irão sendo desenvolvidos e apresentados (para receber feedback) as várias etapas de desenho, desde a escolha dos dados a visualizar, à preparação dos dados para a visualização, conceção de esboços/propostas de visualização, protótipos sucessivos e avaliação da solução obtida com utilizadores. Projeto: O projeto, desenvolvido ao longo do semestre com apoio nas aulas laboratoriais, consistirá na criação de uma visualização de um conjunto de dados recorrendo a tecnologia web e a bibliotecas como a d3.js. No final deverá ser entregue a visualização e um relatório.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre