Disciplina Curricular
Animação e Visualização Tridimensional AVT
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2015
Contextos
Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização
Período:
Peso
7.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
-
Objectivos
Esta UC introduz e discute o estado de arte das técnicas de concepção e desenvolvimento de aplicações gráficas 3D, com preocupações ao nível do tempo-real, da interactividade e do realismo, através da utilização das APIs gráficas OpenGL e WebGL. Inclui o desenvolvimento de uma aplicação gráfica 3D imersiva num dispositivo móvel recorrendo a um par de óculos de Realidade Virtual de baixo-custo, os Google Carboard. A cadeira também também aborda os avanços mais recentes na tecnologia de GPU e suas aplicações à simulação e jogos de computador. Após a frequência desta disciplina, os alunos devem saber descrever e justificar métodos, procedimentos e técnicas elementares utilizados em sistemas de Ambientes Virtuais Interactivos e Tempo-Real, identificando os termos, conceitos e princípios básicos subjacentes.
Programa
Síntese de Imagem por Computador em Tempo-Real; Pipeline de Visualização 3D (OpenGL 3.X e WebGL); Shaders; programação com linguagem de shading GLSL; Formatos de descrição de cenas; Transformacões Geométicas Avançadas; Aparência Visual: Iluminação avançada e mapeamento de Texturas (Bump Mapping e Environmental Mapping); Detecção de colisões; Efeitos visuais especiais: lens flare, stencil, impostores, sistemas de partículas; Estéreoscopia, Técnicas de Aceleração para vídeojogos e simuladores.
Metodologia de avaliação
Componente teórica (2 minitestes com possibilidade de repescagem e sem nota mínima): 20%; Componente laboratorial (4 exercícios; nota mínima: 9,5 valores): 80%
Componente de Competências Transversais
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Componente Laboratorial
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Componente de Programação e Computação
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Princípios Éticos
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