Disciplina Curricular

Fundamentos de Sistemas de Informação AOSI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2015

Contextos

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Empresariais

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos de aprendizagem de Fundamentos dos Sistemas de Informação são os da disciplina “IS 2010.1 Foundations of Information Systems” do currículo “ACM/AIS IS 2010 Curriculum Guidelines”: 1. Fornecer uma abordagem sociotécnica aos sistemas de informação organizacionais; entender como e porquê os sistemas de informação são hoje usados nas organizações 2. Explicar a relações entre os componentes de tecnologia, de pessoas e organizacionais dos sistemas de informação empresariais 3. Conhecer os principais componentes de tecnologia dos sistemas de informação 4. Entender como as empresas utilizam os sistemas de informação para suportar as suas atividades e criar vantagens competitivas 5. Entender como os sistemas de informação permitem criar novas formas de comércio entre indivíduos, organizações e governos 6. Conhecer as novas tecnologias que permitem novas formas de comunicação, colaboração e parcerias 7. Entender como os sistemas de informação permitem criar relações com clientes e fornecedores, e como são utilizados para reforçar as estruturas organizacionais e os processos de negócio 8. Entender como os sistemas de informação podem suportar a tomada de decisão nos diferentes níveis e funções das organizações 9. Compreender como as organizações desenvolvem e adquirem tecnologias e sistemas de informação 10. Compreender o valor dos investimentos em sistemas de informação, bem como aprender a preparar um plano de negócios para um novo sistema de informação, incluindo a estimativa de custos e benefícios 11. Mitigar os riscos, bem como planear e recuperar de desastres 12. Entender como garantir a segurança dos sistemas de informação, tendo em conta tanto aspetos tecnológicos como humanos 13. Avaliar as questões éticas dos sistemas de informação, e o impacto dos sistemas de informação na fraude e no crime

Programa

O programa de Fundamentos dos Sistemas de Informação corresponde à disciplina “IS 2010.1 Foundations of Information Systems” do currículo “ACM/AIS IS 2010 Curriculum Guidelines”. Os temas do programa, a seguir apresentados, são etiquetados com tópicos desse currículo e da taxonomia ACM CCS 2012 para clarificação: 1. Sistemas de Informação Empresariais à Escala Global a. O que é um sistema de informação empresarial? O papel dos sistemas de informação nas organizações hoje em dia. b. Como os sistemas de informação estão transformando os negócios. A “empresa digital”. Objetivos estratégicos dos sistemas de informação. c. Tendências emergentes em sistemas de informação. Desafios e oportunidades da globalização. d. Dimensões dos sistemas de informação (tecnologia, organização e processos). Aproximações aos sistemas de informação: tecnológica, comportamental, e sociotécnica (a aproximação deste curso). ACM/AIS IS 2010.1 Characteristics of the Digital World ACM/AIS IS 2010.1 Information systems in organizations ACM/AIS IS 2010.1 Globalization ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Enterprise information systems 2. Negócio Electrónico e Colaboração à Escala Global a. Processos de negócio e sistemas de informação. b. Tipos de sistemas de informação empresariais. c. Sistemas para interligar a organização. d. Conceitos de “E-Business”, “E-Commerce” e “E-Government”. e. Sistemas colaborativos e sociais. i. O que é colaboração? ii. O que é “social business”? ACM/AIS IS 2010.1 Information systems in organizations ACM/AIS IS 2010.1 The Internet and WWW > E-business ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Enterprise information systems ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Collaborative and social computing systems and tools ACM CCS 2012 Applied computing > Electronic commerce ACM CCS 2012 Information systems > Applied computing > Computers in other domains > Computing in government > E-government 3. Sistemas de Informação, Organizações e Estratégia a. O que é uma organização? Impacto dos sistemas de informação nas organizações. i. Impacto económico ii. Impacto organizacional e comportamental iii. Implicações da Internet no desenho e entendimento dos sistemas de informação nas organizações b. O uso dos sistemas de informação como vantagem competitiva. i. Modelo das forças competitivas de Porter ii. Estratégias de sistemas de informação para lidar com as forças competitivas ACM/AIS IS 2010.1 Information systems in organizations ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Enterprise information systems ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Process control systems ACM CCS 2012 Applied computing > Enterprise Computing 4. Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação a. Dimensões morais da sociedade da informação. b. Ética na sociedade da informação c. Dimensões morais dos sistemas de informação i. Privacidade e liberdade na idade da Internet ii. Propriedade intelectual ACM/AIS IS 2010.1 Information systems ethics and crime ACM CCS 2012 Security and privacy > Human and societal aspects of security and privacy ACM CCS 2012 Social and professional topics > Professional topics > Computing profession > Codes of ethics ACM CCS 2012 Social and professional topics > Computing / technology policy > Intellectual property ACM CCS 2012 Social and professional topics > Computing / technology policy > Privacy policies 5. Segurança e Sistemas de Informação a. Abuso e vulnerabilidades de sistemas. b. Valor da segurança e controlo c. Uma estrutura de segurança e controlo: iii. Controlos em sistemas de informação iv. Gestão de risco v. Políticas de segurança vi. Recuperação de desastre e continuidade de negócio vii. O papel das auditorias ACM/AIS IS 2010.1 Security of information systems ACM CCS 2012 Security and privacy 6. Excelência operacional com aplicações empresariais a. Sistemas empresariais b. Sistemas de gestão de cadeias de abastecimento c. Sistemas de relacionamento com o cliente ACM/AIS IS 2010.1 Business intelligence > Application systems ACM/AIS IS 2010.1 Enterprise-wide information systems ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Enterprise information systems 7. Comércio Eletrónico a. Comércio eletrónico na Internet b. Mercados e bens digitais; mercados globais c. Modelos de negócio ACM/AIS IS 2010.1 The Internet and WWW > E-business ACM CCS 2012 Applied computing > Electronic commerce 8. Gestão do Conhecimento a. A cadeia de valor da gestão de conhecimento b. Tipos de sistemas de gestão de conhecimento c. Sistemas de gestão de conteúdos d. Gestão de conhecimento e colaboração ACM/AIS IS 2010.1 Business intelligence > Information and knowledge discovery ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Collaborative and social computing systems and tools 9. Suporte à Tomada de Decisão a. “Business intelligence” na organização b. Suporte à decisão para a gestão operacional e gestão intermédia c. Suporte à decisão para a gestão executiva: “balanced scorecard” d. Sistemas de suporte à decisão em grupo ACM/AIS IS 2010.1 Business intelligence > Application systems ACM/AIS IS 2010.1 Business intelligence > Information Visualization ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Decision support systems ACM CCS 2012 Information systems > Information systems applications > Data mining ACM CCS 2012 Information systems > Applied computing > Enterprise computing > Business process management > Business intelligence 10. Construção de Sistemas de Informação a. Sistemas informação como mudança organizacional planeada b. Análise e desenho de sistemas c. Ciclos de vida dos sistemas d. Desenho e gestão de processos de negócio ACM/AIS IS 2010.1 Valuing information systems ACM/AIS IS 2010.1 Development and acquisition ACM CCS 2012 Social and professional topics > Professional topics > Management of computing and information systems > Project and people management > Systems analysis and design ACM CCS 2012 Social and professional topics > Professional topics > Management of computing and information systems > Project and people management > Systems planning ACM CCS 2012 Social and professional topics > Professional topics > Management of computing and information systems > Project and people management > Systems development 11. Gestão de Projetos de Sistemas de Informação a. “Runaway projects” e falha no sistema b. Vinculação do projetos de sistemas de informação ao plano de negócios c. Análise de portfolio d. Gestão dos riscos do projeto ACM/AIS IS 2010.1 Valuing information systems ACM/AIS IS 2010.1 Development and acquisition ACM CCS 2012 Social and professional topics > Professional topics > Management of computing and information systems ACM CCS 2012 Social and professional topics > Professional topics > Computing and business > Socio-technical systems 12. Gestão de Sistemas de Informação à Escala Global a. O ambiente global: “business drivers” e desafios b. Localização do software c. Integração de sistemas à escala global d. Gestão de sistemas globais ACM/AIS IS 2010.1 Globalization > Global information systems strategies ACM CCS 2012 Social and professional topics > Professional topics > Management of computing and information systems ACM CCS 2012 Applied computing > Enterprise computing > Enterprise interoperability

Metodologia de avaliação

A avaliação é contínua, ao longo de todo o semestre, dividida em quatro componentes: 1. Casos de estudo semanais (50%) - Relatórios semanais de análise de casos de estudo sobre um tema do programa, a realizar individualmente ou alternadamente em grupos de 2 ou 3 alunos. 2. Pesquisa Temática (20%) - Relatório de análise da situação atual dos sistemas de informação numa organização concreta, incluindo propostas de melhoria, a realizar em grupo (de dimensão a determinar em cada ano letivo, dependendo do número de alunos a frequentar a unidade e do tema escolhido para esse ano). O relatório final de cada grupo é apresentado e discutido numa sessão pública. 3. Caso final individual (20%) - Relatório individual de análise de um caso de estudo complexo, em que as perguntas são disponibilizadas apenas umas horas antes da submissão das respostas. Componente de avaliação a realizar no final do semestre. 4. Participação nas aulas (10%) - Presença proactiva nas aulas, em particular na discussão dos casos de estudo. Para serem aprovados, os alunos devem obter nota média superior a 9.5 valores nos casos de estudo semanais, assim como na média dos outros componentes.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre