Disciplina Curricular

Design de Jogos DDJ

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2021

Contextos

Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Jogos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprender a conceber e desenvolver protótipos de jogos baseados na experiência de jogo que pretendem elicitar no(s) jogador(es). Esta competência é ensinada, por um lado, pela discussão de como os principais constituintes de um jogo interagem para criar a experiência de jogo e, por outro, guiando os alunos pelo processo de desenvolvimento de um jogo, um processo pluridisciplinar, de base criativa e centrado no jogador. Os alunos irão analisar, conceber, documentar, desenvolver e testar um conjunto de protótipos de experiências de jogo subjacentes a determinados temas.

Programa

1. Importância e caracterização de jogo 2. Criatividade, documentos de design e desenvolvimento de jogos 3. Entender o jogador e conceber a experiência de jogo 4. Mecânicas, teoria de jogos e balanceamento 5. Jogar, jogabilidade e design de níveis 6. Progressão e elementos dramáticos em jogos 7. Apresentações convidadas

Metodologia de avaliação

Os alunos movem-se entre diversas equipas ao longo do semestre, cada equipa focando-se num aspeto distinto do processo de design e desenvolvimento de jogos. As equipas analisam, concebem, documentam, desenvolvem de forma iterativa e testam os seus protótipos de experiências de jogo. Os alunos são avaliados com base nas suas contribuições para os múltiplos trabalhos realizados ao longo do semestre. Não há exame escrito.

Disciplinas Execução