Disciplina Curricular
Design de Jogos DDJ
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2021
Contextos
Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Jogos
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Experiência prévia com programação é recomendada, pois o projeto final consiste no desenvolvimento de um protótipo digital de um jogo. Os alunos podem escolher a linguagem, o motor de jogo e as ferramentas com os quais desenvolvem o seu protótipo.
Objectivos
Aprender a conceber e desenvolver protótipos de jogos baseados na experiência de jogo que pretendem elicitar no(s) jogador(es). Esta competência é ensinada, por um lado, pela discussão de como os principais constituintes de um jogo interagem para criar a experiência de jogo e, por outro, guiando os alunos pelo processo de desenvolvimento de um jogo, um processo pluridisciplinar, de base criativa e centrado no jogador. Os alunos irão analisar, conceber, documentar, desenvolver e testar um conjunto de protótipos de experiências de jogo subjacentes a determinados temas.
Programa
1. Importância e caracterização de jogo 2. Criatividade, documentos de design e desenvolvimento de jogos 3. Entender o jogador e conceber a experiência de jogo 4. Mecânicas, teoria de jogos e balanceamento 5. Jogar, jogabilidade e design de níveis 6. Progressão e elementos dramáticos em jogos 7. Apresentações convidadas
Metodologia de avaliação
Os alunos movem-se entre diversas equipas ao longo do semestre, cada equipa focando-se num aspeto distinto do processo de design e desenvolvimento de jogos. As equipas analisam, concebem, documentam, desenvolvem de forma iterativa e testam os seus protótipos de experiências de jogo. Os alunos são avaliados com base nas suas contribuições para os múltiplos trabalhos realizados ao longo do semestre. Não há exame escrito.
Componente de Competências Transversais
O curso desenvolve as seguintes competências transversais, de acordo com o definido pela comissão de competências transversais: Pensamento crítico e inovador (resolução de problemas, pensamento estratégico, criatividade); Competências intrapessoais (produtividade e gestão de tempo, proatividade e iniciativa, motivação intrínseca, tomada de decisão); Competências interpessoais (comunicação oral, comunicação escrita, trabalho em equipa, liderança); Cidadania global (trabalho em equipas com diversidade cultural); Literacia de informação e dos media (uso de múltiplas ferramentas multimedia, pesquisa de informação, estruturação de informação).
Componente Laboratorial
Os alunos são introduzidos à complexidade de trabalhar numa pequena equipa, tipicamente multidisciplinar, para desenvolver uma experiência de jogo específica para um videojogo. Apesar do desenvolvimento decorrer maioritariamente fora dos laboratórios, estes são o local para playtesting, apresentação e avaliação do que cada equipa aprendeu ao longo dos diversos trabalhos.
Componente de Programação e Computação
A programação é uma componente importante do curso. O projeto final da disciplina consiste no desenvolvimento de uma aplicação interativa que elicita a experiência de jogo desejada no jogador. Os alunos devem escolher o motor de jogo e ambiente de desenvolvimento que consideram mais adequado para o projeto (e.g. GameMaker, Unity3D, Unreal Engine 4) e usar as ferramentas para produzir um primeiro protótipo da experiência.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.