Disciplina Curricular

Computação Gráfica para Jogos CGJ

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2021

Contextos

Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Jogos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprender e por em prática conceitos importantes de motores modernos de jogos. Contruir um motor gráfico moderno em C++ / OpenGL moderno usando renderização com base fìsica em tempo real.

Programa

1. Espaço homogéneo de transformações e quaterniões 2. Shaders, pipeline de renderização e pipeline de visualização 3. Modelação e animação: malhas, buffers e grafos de cenas 4. Iluminação direta: cel shading e modelo de Blinn-Phong 5. Mapeamento de texturas de múltiplas dimensões, filtragem e ruído procedimental 6. Mapeamento de normais, de deslocamento, e de ambiente 7. Renderização com base física em tempo real e oclusão de ambiente

Metodologia de avaliação

A avaliação consiste em dois projetos: um projeto individual que cria a arquitetura base do motor gráfico e um projeto em equipa que explora a programação de shaders. Não há exame escrito.

Disciplinas Execução