Disciplina Curricular

Conceção Centrada no Utilizador CCU

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2021

Contextos

Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular introduz as principais práticas e métodos da investigação e avaliação centrada nos utilizadores. Através de um projecto prático em grupo, com enunciado em aberto, os alunos são expostos a problemas de complexidade crescente em que podem exercitar os métodos e técnicas descritos. Os objectivos de aprendizagem são: i) recolher e analisar informação sobre os diferentes participantes num sistema; ii) escolher as técnicas de investigação para conceber e projectar sistemas e serviços interactivos; iii) sintetizar de forma rastreável os resultados da investigação em conceitos e ideias inovadoras; iv) trabalhar em equipa gerindo várias perspectivas e talentos; v) comunicar e negociar com os diferentes participantes o design e as alternativas para as diferentes soluções

Programa

Introdução: perpectiva história da importância da concepção centrada no utilizador. Métodos e técnicas de análise dos utilizadores: métodos etnográticos, inquérito e design contextual, diagramas de afinidade e modelos. Métodos e técnicas de sintese de resultados por arquétipos e estereótipos: personas e cenários vs. atores/papeis e casos de uso. Métodos e técnicas de desenvolvimento e avaliação de protótipos: storyboarding e protótipos de baixa, média e alta fidelidade. Técnicas e ferramentas de avaliação de campo: avaliação heurística, think aloud, ferramentas e plataformas.

Metodologia de avaliação

Projeto (60%, nota mínima de 9.5 valores) Labs (40%, nota mínima de 9.5) A unidade curricular será lecionada em modo studio. Exposição teórica será curta e dada quando necessária. Durante as aulas, os alunos realizarão tarefas de investigação, construção, reflexão e crítica. Os alunos irão trabalhar em projetos de grupo durante o semestre. Será dada ênfase na qualidade das ideias dos alunos e a sua capacidade de tornar conceitos de design em protótipos reais.

Disciplinas Execução