Disciplina Curricular
Integração Empresarial SEI
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2021
Contextos
Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Sistemas de Informação
Período:
Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Gestão de Serviços de It
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
- Programação básica em linguagem JAVA - Saber lançar a linha de comando básica em Windows ou linux ou macOS
Objectivos
Fornecer uma visão ampla e aprofundada dos conceitos, metodologias e tecnologias de integração, compreendendo desde a integração de aplicações e serviços até à integração de processos de negócios (PN) inter-organizacionais. A temática da disciplina está posicionada na interface crítica entre a infraestrutura tecnológica e os PN, visando compreender a ligação e as dependências entre ambos. Permitirá ainda transmitir uma visão de como é possível desenvolver uma infraestrutura aplicacional distribuída e integrada. Os objectivos de aprendizagem são: 1. Adquirir uma visão abrangente dos principais conceitos e soluções tecnológicas existentes na área de integração; 2. Desenvolver uma visão sistemática e orientada aos PN abordando problemas de integração; 3. Adquirir um conhecimento prático sobre as plataformas de integração actuais com base em guias e projeto laboratoriais; 4. Compreender o papel crucial que as soluções de integração têm no desenho e implementação de PN numa organização.
Programa
O programa de Integração de Sistemas reúne numa estrutura coerente um conjunto de temas de integração que se encontram concentrados nas disciplinas opcionais do currículo ACM/AIS IS 2010 como “Enterprise Systems” e “Application Development”. Evolução dos sistemas de informação. Funções. Evolução. Serviço. Introdução às plataformas de integração. Mensagens. Transformações. Esquemas. Portas. Adaptador. Orquestração. Regra de negócios. Sistemas de mensagens. Transações. Correlações. Plataformas. Mediadores de mensagens. Publicar-subscrever. Transmissão. Assíncrono. Adaptadores. 3 camadas. Métodos. Base de dados. Arquivos. Interface de utilizador. Invocações dinâmicas. Serviços web. Micro-serviços, serviços e SOA. Aplicações. Composição. Catálogo. Processos de negócios. Design de serviço. Fluxos de trabalho humanos. Orquestrações de serviço. Fluxo. Decisões. Ciclos. Eventos. Exceções. Transações. Integração inter-organizacional. Troca eletrônica de dados. Gestão da cadeia de fornecimento. Internet das Coisas.
Metodologia de avaliação
Classificação final = componente teórica * 50% + componente prática * 50% As avaliações de ambas as componentes têm uma classificação mínima admissível de 10 valores. Componente teórica (2 possibilidades): 1. Exame escrito com um peso de 50% na classificação final 2. Exame escrito + 3 mini testes realizados durante as aulas teóricas com um peso de 30% na componente teórica (15% na classificação final). Os mini testes são usados só se melhorarem a avaliação obtida no exame final. Componente prática: O projeto é dividido em 5 sprints: 1º sprint (10% da classificação do projeto), 2º sprint (20% da classificação do projeto), 3º sprint (15% da classificação do projeto), 4º sprint (15% da classificação do projeto), 5º sprint (40% da classificação do projeto).
Componente de Competências Transversais
Trabalho de equipa Pensamento crítico Tomada de decisão
Componente Laboratorial
Os alunos desenvolvem um sistema de informação empresarial de forma iterativa, enquanto usam guias de laboratório contendo exemplos práticos. Os alunos trabalham em grupos de dois desenhando a sua solução para o projcto da disciplina.
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.