Disciplina Curricular

Segurança e Gestão de Sistemas de Informação OGFI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2021

Contextos

Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Sistemas Empresariais

Período:

Grupo: MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Ciber-Segurança

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Desenvolver e implementar planos de ação para maximizar os benefícios da organização associados ao projeto, entrega e utilização dos sistemas de informação. • Desenvolver e implementar planos de ação para uma garantia e segurança da informação segundo os pricípios definidos para a governação, risco e conformidade. • Gerir recursos humanos e financeiros dos sistemas de informação. • Desenvolver e implementar os sistemas de gestão pelos quais uma organização avalia, dirige e monitoriza os sistemas de informação. • Estabelecer práticas para minimizar os impactos ambientais e planear a viabilidade a longo prazo da organização. • Garantir eficiência e eficácia operacional na prestação dos serviços de sistemas de informação. • Governar os princípios de gestão de projetos de sistemas de informação, e apoiar a sua utilização na organização. • Gerir os recursos de informação em conjunto com a gestão operacional

Programa

• Estratégia e Governação de Tecnologia - Métodos e técnicas para a criação e implementação de planos de longo prazo para a concepção, entrega e utilização de sistemas de informação para alcançar os objectivos estratégicos. Inclui a monitorização e controlo dos recursos dos sistemas de informação para garantir o alinhamento e a implementação de estratégias e objetivos organizacionais. • Gestão e Sistemas de Gestão - Sistemas, métodos e técnica para desenvolver, manter e melhorar consistentemente o desempenho do negócio através dos sistemas de informação, serviços e infraestruturas adequadas. Inclui ainda os aspectos sociais, como cultura, motivação, desempenho e responsabilidade dos recursos humanos dos sistemas de informação. • Continuidade de Negócio e Garantia de Informação - Métodos e técnicas para a garantia e segurança dos sistemas de informação e da informação, incluindo a gestão de riscos, gestão da segurança, e auditorias.

Metodologia de avaliação

A) Avaliação contínua, nas seguintes componentes: A.1) Análise em grupo de 5 casos - Análise segundo o contéudo do respectivo seminário (25%) A.2) Análise individual de 5 casos - Análise segundo o contéudo do respectivo seminário (25%) B) Projeto em grupo, a realizar ao longo do semestre e com apresentaçáo final (25%) C) Análise final de caso final individual (25%) Aprovação requer nota média igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos componentes.

Disciplinas Execução