Breve Introdução

A oferta curricular está organizada em Áreas de Especialização (AE). Para o curso de Mestrado iniciado no ano lectivo de 2004/2005 o Departamento oferecerá as seguintes Áreas de Especialização:

  • Conectividade e Sistemas Distribuídos
  • Sistemas Inteligentes e Multimédia
  • Programação e Sistemas de Informação
Para mais informações sobre a oferta curricular consulte-se disciplinas .

Historial

O Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC) iniciou-se no ano lectivo de 2000/2001 e apresenta um razoável nível de integração com a Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC). O MEIC oferece actualmente várias disciplinas, algumas das quais (designada por disciplinas nível "M") funcionando em conjunto ao nível da LEIC, e outras (designada por disciplinas nível "A") específicas para alunos de mestrado e doutoramento. Adicionalmente, algumas das disciplinas são oferecidas em um ou nos dois pólos do IST: Alameda e Tagus Park. A LEIC, em conjunto com o MEIC, foi a primeira Licenciatura do Instituto Superior Técnico a oferecer uma opção de mestrado integrado, através da qual é possível concluir a Licenciatura em 5 anos lectivos e o Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores com apenas um ano de trabalho adicional.

Objectivos

O Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC) permite dotar os alunos de um maior domínio na manipulação da informação ao nível conceptual e abstracto, independentemente das realidades físicas que a suportam ou a que dizem respeito. Tornam-os particularmente aptos para lidar, com rigor científico e actualidade tecnológica, em domínios que englobam a análise, concepção, modelação, produção, operação e manutenção de grandes aplicações informáticas, sistemas de informação, arquitecturas de computadores e redes.
O aprofundamento da formação específica dos novos alunos é feito de acordo com diversas áreas de especialização, designadamente as acima referidas.

Saídas Profissionais

No actual panorama verifica-se a necessidade crescente de técnicos capazes de projectar, adaptar ou gerir soluções, sistemas e redes informáticas complexas. Na verdade, desde o importante sector dos serviços - onde é de realçar a banca, os seguros, o turismo, a cultura, o multimédia - ao sector industrial, passando pela Administração Pública Central, Local e Regional, é patente a falta de recursos humanos especializados para actuarem de forma profissional, qualificada e actualizada no domínio das Tecnologias da Informação.
Os mestres do MEIC têm tido sempre grande procura por parte dos empregadores nacionais, sendo esta procura e preferência pelo mercado de trabalho uma confirmação da qualidade e competência que lhes é conferida pelo IST.

Coordenadores

2006/2007

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.