Dissertação

A Social Robot to Support Children's Role-play EVALUATED

A criatividade é um atributo que pode ser treinado e melhorado em qualquer idade. Quando entram no sistema de ensino, as crianças sofrem um declínio dos níveis de criatividade devido à pressão de se integrarem com os seus colegas. Este declínio pode ser contrariado com a ajuda de ferramentas que treinam este atributo, mas estas são parecidas com testes e não são apelativas para as crianças. Os robôs já mostraram ser ferramentas úteis para aumentar o nível de envolvimento das crianças em diferentes tipos de atividades e quando combinados com atividades de criação de histórias já demonstraram ter um impacto positivo no treino da criatividade. Os robôs também apresentam benefícios quando usados em contextos de autonomia partilhada, aumentando a eficácia do utilizador na execução de tarefas mantendo a confiança do mesmo no sistema. Nesta dissertação apresentamos um estudo completo usando um robô semi-autónomo, que explora o uso de uma autonomia partilhada simulada por um investigador, numa atividade de criação de história e medimos o impacto que duas estratégias de reação têm nas diferentes métricas de criatividade durante a atividade. Estas estratégias de reação consistem em seis comportamentos autónomos que foram demonstrados, ou de forma randomizada em momentos relevantes da história, ou em concordância com o contexto e conteúdo da história. Concluímos esta dissertação mostrando que as crianças quando apresentam um valor mais baixo de criatividade o robô semi-autónomo quando combinado com demonstrações aleatórias de emoções, tem um impacto positivo na fluência e originalidade das histórias.
Autonomia partilhada, Criatividade, Criação de histórias, Interação Criança-Robo

novembro 16, 2022, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipa Isabel Nogueira Correia

ITI - Instituto de Tecnologias Interativas

Investigador Auxiliar

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar