Dissertação

GameCourse – The Next Level EVALUATED

A gamificação pode ser definida como a utilização de elementos de jogo em contextos não relacionados com jogos. Ao longo dos anos, este conceito tornou-se cada vez mais popular graças aos seus benefícios quando se trata de motivar os estudantes a serem activos num curso. O curso de Produção de Conteúdos Multimédia (PCM) do Instituto Superior Técnico utiliza o GameCourse, uma plataforma que visa motivar os estudantes através da gamificação. O sistema contém uma variedade de componentes de jogo que tornam a experiência mais envolvente, o que motiva os estudantes a aprender o conteúdo do curso. De forma a atribuir estes componentes, o sistema baseia-se em regras que especificam quais são os requisitos necessários. No entanto, existiam alguns problemas de desempenho que precisavam de ser tratados e a diversidade de elementos de jogo podia ser maior. O objectivo deste projeto é melhorar o desempenho do sistema, e aumentar a diversidade de elementos de jogo. Foram criados três novos elementos de jogo, um dos quais permitiu a existência de equipas, e, como consequência, um novo Leaderboard para exibir as equipas do curso. A partir dos resultados obtidos nos testes aos utilizadores, pode concluir-se que fomos bem sucedidos na implementação e integração dos novos elementos no sistema. Além disso, obtivémos feedback dos alunos inscritos em PCM 2021/2022 e conseguimos encontrar pequenas falhas na implementação que foram depois resolvidas. Finalmente, os resultados dos testes de desempenho efectuados mostram que melhorámos com sucesso a performance do sistema no que respeita as regras.
Gamificação, Educação, Aprendizagem, Gamificação à Medida, Sistema de Regras

novembro 21, 2022, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Amir Hossein Nabizadeh

University of Lisbon

Invesigador