Dissertação

Testing Interactive Narratives using Personality Types EVALUATED

Várias pesquisas mostraram que o desenvolvimento de narrativas interativas personalizadas para cada jogador pode atrair novas demografias, com potenciais benefícios económicos. Uma maneira possível de tornar uma narrativa interativa mais personalizada é apresentar opções que atendem a pessoas com personalidades diferentes. Várias pesquisas também mostraram que as pessoas são mais receptivas a informações apresentadas da perspetiva de suas próprias características de personalidade, e que é possível prever o tipo de personalidade Myers-Briggs de uma pessoa a partir do seu estilo de escrita. Desenvolvi uma ferramenta que simula quais opções as pessoas de diferentes tipos de personalidade selecionam ao jogar em jogos narrativos interativos baseados em texto. A ferramenta utiliza classificadores de texto para analisar as opções com base no estilo de escrita do seu texto e seleciona as mais adequadas. Para testar a ferramenta, simulei gameplays de um jogo narrativo interativo para cada tipo de personalidade e comparei-os com os gameplays de pessoas dos mesmos tipos de personalidade. Os testes não foram conclusivos e pareciam sugerir que as opções escolhidas pelos voluntários não têm significado. Entre outras possibilidades, isso pode significar que o tipo de personalidade Myers-Briggs de uma pessoa pode não ser um bom indicador de quais opções ela tem maior probabilidade de selecionar, ou que as pessoas podem não ser assim tão influenciadas pelo estilo de escrita das opções selecionáveis.
Narrativas Interativas, Playtesting, Mineração de Texto, Myers-Briggs Type Indicator

novembro 19, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado