Dissertação

DAN & Danny: Self-tracking Tools for Managing Well-Being in College Settings EVALUATED

Estudantes que entram na faculdade enfrentam desafios que podem influenciar negativamente o seu bem-estar. Além disso, estudantes universitários estão entre os que menos consultam profissionais de saúde durante crises emocionais. Os problemas que os alunos enfrentam e a falta de procura de ajuda significa que normalmente são eles que gerem o seu bem-estar. As abordagens mais recentes aproveitam os dados gerados por utilizadores para inferir problemas de bem-estar, mas faltam soluções que correspondam às necessidades dos alunos e permitam a colaboração com entidades interessadas. Adicionalmente, essas ferramentas focam-se em dados quantitativos, perdendo o contexto e privacidade oferecidos por dados qualitativos escritos. Seguindo a tendência de Personal Informatics, propomos cadernos digitalmente aumentados para automonitorização do bem-estar. Criámos um sistema para atender várias necessidades, oferecendo feedback a partir de visualizações que podem ser partilhadas com outros. Estas ferramentas deverão ajudar estudantes a gerir o seu bem-estar, aumentando a sua autoconsciência e autorreflexão, e facilitando a partilha de dados e procura de ajuda. Conduzimos um estudo para avaliar a eficácia e aceitabilidade da abordagem e para analisar o bem-estar entre estudantes universitários. Resultados mostram que stress, produtividade e sono são as dimensões mais impactadas, causado principalmente por carga excessiva de trabalho. Estes problemas complicam-se devido a comportamentos inadequados de procura de ajuda. Os participantes confirmaram que a nossa abordagem ajudou a gerir o bem-estar, aumentando a sua autoconsciência. No entanto, problemas de aceitabilidade indicam que alguns preferem uma abordagem exclusivamente digital, e não fomos capazes de avaliar o valor da partilha de dados.
Automonitorização, Autoconsciência, Autorreflexão, Procura de ajuda, Faculdade, Bem-estar

janeiro 14, 2021, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar