Dissertação

GroupDynamics:Agents in Group Games EVALUATED

A necessidade de cooperação entre pessoas com diferenças individuais, tais como preferências, género, geração e objetivos é um fato inegável na nossa sociedade. Neste projeto, optamos por nos focar em uma característica individual especifica, a geração. Queremos investigar se as pessoas tendem a pensar nas gerações futuras ou apenas se preocupam com os seus ganhos pessoais. Se o desejo por um recurso comum valioso tem impacto na cooperação intergeracional e se informação sobre o comportamento colaborativo das gerações passadas têm um impacto positivo na colaboração da equipa. Durante a nossa pesquisa, um participante humano irá se juntar a uma equipa com dois agentes virtuais para concluir uma tarefa colaborativa. Esta tarefa colaborativa pertence a um contexto de um inter-generational Goods Games chamado For The Planet, que se encaixa no tema das alterações climáticas. Os membros da equipa tentarão evitar o desastre do planeta para as gerações futuras, utilizando os recursos da Common-pool responsavelmente. Em alguns cenários, a equipa jogará o jogo sem enfrentar um desastre do planeta resultante das consequências de uma geração anterior egoísta, vivendo em um planeta do qual pode sempre beneficiar dos seus recursos. Noutros cenários, a equipa verá seus potenciais ganhos arruinados pelos atos egoístas das gerações anteriores. Também iremos testar a influencia de saber as acções colaborativas das gerações anteriores na colaboração da equipa. Com os resultados tentaremos mostrar que confrontando os jogadores humanos com atos egoístas ou colaborativos das gerações anteriores, terão impacto positivo na cooperação da equipa.
Dilemas Sociais, Inter-generational Goods Games, Agentes Virtuais.

janeiro 28, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Francisco João Duarte Cordeiro Correia dos Santos

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado