Dissertação

Adaptive Music in Narrative Videogames based on individual relationships EVALUATED

Música que é dinâmica em resposta a certos parâmetros ou eventos é conhecida como Música Adaptativa, e esta técnica tem grande interesse de estudo e produção devido ao quanto enriquece a experiência dos jogos e os torna mais apelativos. Este estudo dedica-se ao desenvolvimento de um algoritmo para criar adaptações na música, em jogos de estilo narrativo, baseadas no estado das relações entre diferentes personagens ao serem mencionados em diálogo com outros personagens. As alterações na música deverão ajudar o jogador a progredir ao dar-lhe noção, não só do estado inicial como da evolução das relações sociais entre os personagens. O nosso objectivo é entender como a experiência de jogo pode ser influenciada com esta técnica e se as alterações na música ajudam o jogador a compreender o estado das relações e como estas são afetadas. Assim, desenvolvemos um plugin de motor de jogo que implementa o algoritmo e criámos um cenário jogável. O objectivo no jogo é descobrir uma palavra-chave construída pelas respostas a duas questões, e para averiguar estas respostas, o jogador terá de compreender o estado das relações entre diferentes personagens com base nas alterações na música. Embora tenhamos conseguido evidenciar alguma influência desta técnica na experiência dos jogadores, estes parecem ainda ter tido de se esforçar muito para entender o estado das relações apenas através da alterações da música. Poderá ter a ver com a implementação feita neste estudo não ser a mais eficaz, não invalidando que esta técnica é digna de maior exploração futura.
Música adaptativa, Música de videojogos, Jogos de narrativa, Relações sociais entre personagens

janeiro 28, 2021, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado