Dissertação
Discovery of Patterns in Urban Traffic EVALUATED
O acesso a padrões de tráfego rodoviário nas áreas urbanas é fundamental para alcançar uma mobilidade sustentável. No entanto, a complexidade inerente dos dados de tráfego urbano apresenta inúmeros desafios para a sua descoberta, incluindo: (i) a natureza espacial e temporal dos dados de velocidade geolocalizada e das espiras; (ii) a necessidade de integrar vistas heterogéneas do tráfego rodoviário (como limites de velocidade, tamanho de congestionamentos, atrasos, fluxo); (iii) a necessidade de extrair padrões de congestionamento com vários graus de severidade; (iv) a variabilidade inerente do tráfego e a ocorrência inesperada de eventos; (v) a necessidade de garantir a significância estatística, praticabilidade e interpretabilidade dos padrões; (vi) a dificuldade em detectar padrões emergentes, com mudanças ainda não marcadas o suficiente em estados iniciais; (vii) e o tamanho massivo dos dados. Este trabalho propõe dois métodos para a descoberta de padrões de tráfego rodoviário de fontes heterogéneas de dados espaço-temporais, cada um enfrentando os desafios apresentados anteriormente de maneira diferente. O primeiro método explora a relevância do uso de biclustering para extrair padrões de tráfego de mobilidade rodoviária. O segundo método propõe o E2PAT, um método escalável para detetar padrões emergentes de fontes heterogéneas de dados espaço-temporais gerados por grandes redes de sensores. Estas contribuições são avaliadas de forma exaustiva no contexto do sistema de monitorização de tráfego rodoviário de Lisboa, que inclui uma grande rede de sensores móveis e fixos que produzem dados de velocidade geolocalizada e dados de espiras.
novembro 19, 2020, 18:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Rui Miguel Carrasqueiro Henriques
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Anna Carolina Nametala Finamore do Couto
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Bolseiro