Dissertação

Mapeamento de jogadores de futebol para um plano 2D EVALUATED

Com a recente revolução que desportos como o futebol estão a sentir a nível tecnológico, como a aplicação do VAR e o uso de GPS, faz todo o sentido arranjar alternativas à utilização de métodos mecânicos e demorosos que até hoje ainda são utilizados. Um destes processos é o controlo e análise das prestações dos jogadores, no decorrer de um jogo, que é ainda é feito de forma manual e é bastante demoroso, dado que é um processo que tem de ser feito individualmente para cada jogador. No sentido de otimizar este processo foi iniciada uma investigação com o objetivo de encontrar uma nova solução para resolver o problema, de uma forma pouco dispendiosa e precisa o suficiente para ser usada profissionalmente, em conjunto com um sistema já existente. Desta forma a solução proposta ao longo deste projeto consiste em mapear a posição dos jogadores, para um plano bidimensional, e fazer uma análise estatística dos mesmos, através do carregamento de um vídeo com a filmagem de um jogo de futebol. Como teste à solução foi desenvolvida uma aplicação, denominada Field Detector, que foi inserida dentro de um projeto de maiores dimensões, para que fosse possível usar informações de outra componente desse mesmo projeto, chamada Player Detector, que é responsável pela identificação de jogadores numa imagem.
Matriz de transformação, Tratamento Homográfico, Primeira Transformada, Tratamento morfológico, transformada de Hough, Least Square Fit

março 11, 2019, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Luís Brinquete Borbinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ricardo Alexandre Schiller Wolf Alegre Pinto

AGAP 2

Director of R&D