Dissertação

Believable Communication Between Non Player Characters EVALUATED

A motivação para este trabalho vem da crença de que existe um potencial inexplorado em dar aos personagens não-jogadores (NPCs) em videojogos a capacidade de partilhar conhecimento entre si. Esta dissertação propõe um modelo de como os NPCs em videojogos podem comunicar de uma forma mais credível. Este modelo dá aos NPCs a capacidade de percepcionar eventos de seu redor, permitindo que eles mudem seu comportamento com base nesses eventos. Acreditamos que controlando como a informação é gerada e transmitida ao longo do tempo entre os NPCs, podem surgir comportamentos interessantes que proporcionam ao jogador uma experiência de jogo mais rica. O foco no tempo como a variável mais importante para como a informação se propaga no mundo e onde a distância é tida em conta, permite que diferentes jogadores alcancem estados de jogo diferentes, com base em onde e quando eles realizaram suas acções. Não só iram jogadores diferentes ter uma percepção diferente do mundo ao longo do tempo mas tambem a percepcao que os NPCs têm do jogador ira mudar. Neste sistema multiagente de NPCs, utilizamos sistemas descentralizados para dar a cada NPC individual a capacidade de tomar suas decisões independentemente dos outros NPCs e, a partir deste comportamento descentralizado, abrindo a possibilidade a comportamentos emergentes de jogo. Nós detalhamos aqui as diferentes técnicas que designers de jogos podem usar para fazer um sistema como este funcionar, as dificuldades que eles podem esperar encontrar durante o desenvolvimento e como podem aumentar a complexidade dos NPCs.
Comunicação entre NPCs, propagação de informação, comportamento emergente, videojogos, comunicação credível

Novembro 5, 2018, 18:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar