Dissertação

Living Slides EVALUATED

Com a democratização da tecnologia, a maioria das salas de aulas estão hoje dotadas com computadores e projectores. Devido a isso, os professores passaram a usar slides projectados usando ferramentas como Powerpoint ou Keynote para os auxiliar na tarefa de leccionar. Como as apresentações são, na sua maioria, estáticas, quando surgem dúvidas ou é necessário dar alguma explicação adicional o professor tem de trocar de meio e, por exemplo, desenhar esquemas no quadro para poder responder ao aluno. Tal como os slides, estas explicações adicionais são também estáticas. Seria ideal se o docente não mudasse o contexto e que estas explicações fossem dinâmicas, como por exemplo ver valores de uma equação a mudar ou ver um gráfico reagir consoante os valores inseridos, levando a uma melhor compreensão por parte dos alunos. O LivingSlides pretende ajudar os docentes a tornar as suas apresentações mais cativantes, através do uso de Documentos Activos, em que a própria apresentação se torna interativa. Usando o LivingSlides, o docente poderá desenhar na própria apresentação e atribuir parâmetros que permitiram que os elementos sejam interactivos entre eles, para mais tarde, caso uma dúvida surja ou o docente considere que é necessário, haver uma “vida” nos slides e que a informação seja melhor veiculada. O LivingSlides irá apoiar-se em tecnologias da web, como HTML5, CSS e JavaScript para conseguir atribuir a parte activa à apresentação. Usa também bibliotecas, como o Tangle, que ajudam à interactividade do texto ou ao desenho de formas SVG.
Ferramenta de Autoria, Documento Activo, Interactividade, Slides

novembro 3, 2014, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar