Dissertação

Pro(f)Social: a serious game to improve teachers’ bystander behaviour in cyberbullying situations EVALUATED

O cyberbullying é um problema que está cada vez mais presente na sociedade. Com o desenvolvimento da tecnologia e o aumento da nossa dependência dela, os alunos têm que lidar com situações de cyberbullying mais frequentemente. Os jogos sérios têm mostrado resultados promissores na sua eficácia como meio de promover o comportamento pró-social. O jogo sério Pro(f)Social é destinado a professores, com o intuito de melhorar o efeito de bystander em situações de cyberbullying. É um jogo no estilo de novela visual, onde o jogador desempenha o papel de um professor numa escola onde há uma situação de cyberbullying a acontecer entre os alunos. O objetivo é descobrir os detalhes da situação, sem deixar de fazer o trabalho referente à escola. No jogo, os jogadores têm que explorar a escola, dialogar com os alunos e completar as suas tarefas escolares durante 3 intervalos e aulas. Essas ações custam tempo, e o jogador tem um tempo limitado nos intervalos. O sistema de pontuação reflete o objetivo do jogo, pois o jogador é recompensado por ser pró-social, prestando atenção aos diálogos e identificando os detalhes da situação durante os momentos de reflexão e introspeção do jogo. O jogador pode obter feedback ao longo do jogo, o que mostra se ele foi pró-social ou não com suas ações e opiniões. O protótipo para a primeira de quatro sessões deste jogo foi validado com professores e mostrou resultados promissores na forma como retratava as situações e na sua utilidade como ferramenta de formação.
Cyberbullying, jogos sérios, pró-social, professores, melhorar o efeito de bystander, novela visual

novembro 22, 2022, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado