Dissertação

Gamified activity for learning perspective taking EVALUATED

Tomada de perspetiva é uma competência crucial para qualquer humano, usada na maioria das interações sociais. Os desenvolvimentos na área da Interação Humano-Robô e a cada vez maior necessidade de maneiras de aprender inovativas levaram a um aumento na educação assistida por robôs. Esta tese propõe uma atividade com um jogo cujo objetivo é explorar e desenvolver das competências de tomada de perspetiva espacial nas crianças. Nesta tese foi extendido o trabalho previamente feito no desenvolvimento do jogo Virtual Maze, onde o jogador deve movimentar-se por um labirinto e competir ou cooperar com um agente. Enquanto que o jogo original era virtual, esta nova versão foi também adaptada para um ambiente físico, sendo um dos objetivos testar o impacto de ter o agente físico em aspetos como a aprendizagem e o divertimento da criança ou a sua perceção do robô. Isto foi feito avaliando as capacidades de tomada de perspetiva espacial da criança antes e depois da atividade e também recolhendo as suas opiniões da atividade. Esta tese explora o desenvolvimento da tomada de perspetiva espacial em crianças, conceptualizando e desenhando uma maneira divertida e imersiva de praticar esta competência. Um estudo realizado com 56 crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade (7-10 anos de idade) mostrou um aumento global significativo das capacidades tomada de perspetiva espacial depois de jogar o jogo, assim como as crianças no jogo físico reportaram significativamente mais diversão que as crianças no jogo virtual.
Tomada de Perspetiva Espacial, Interação Criança-Robô, Interação Gamificada, Aprendizagem Robô-Assistida, Aprendizagem Gamificada

novembro 14, 2022, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Elmira Yadollahi

Elsevier

Associate Editor