Dissertação

Flipped Learning with Interactive Videos EVALUATED

O uso de vídeos interativos na aprendizagem invertida, uma metodologia de aprendizagem ativa, provaram ser uma ferramenta valiosa para aumentar o engajamento de alunos(as) e a comunicação entre alunos(as) e professores(as). Uma revisão sistemática de literatura foi realizada para pesquisar os tipos de interação por vídeo atualmente empregados na aprendizagem invertida e seu impacto. Os resultados revelaram que as ferramentas de interação por vídeo mais empregadas foram anotações de instrutores(as) e alunos(as), e questionários nos vídeos. Os benefícios mais relatados foram um aumento da participação e melhoria da avaliação de alunos(as), e os seus desafios mais significativos foram o aumento do tempo e esforço despendidos por professores(as) e alunos(as). Uma pesquisa de estudo de caso com observador participante foi subsequentemente conduzida para analisar o impacto de vídeos na aprendizagem invertida num curso universitário. Esta análise foi realizada numa unidade curricular do Instituto Superior Técnico que implementou materiais interativos nas atividades de preparação e aplicação em casa. Alunos(as) foram questionados(as) sobre as suas experiências e opiniões sobre a implementação desses materiais, e os seus dados de interação também foram consultados e analisados. O feedback foi em geral muito positivo, sendo reconhecido o papel dos materiais interativos em estimular o seu pensamento e atenção, além de proporcionar oportunidades para discutir os tópicos com colegas. Apesar disso, alguns alunos(as) optaram por não interagir com esses materiais, e a elevada quantidade de anotações por vídeo também foi um problema relatado.
Aprendizagem invertida, Vídeos interativos, Aprendizagem Ativa, Investigação de caso de estudo, Observador participante

novembro 23, 2022, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Sofia de Sá Moutinho Pereira

Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada

Professor Auxiliar Convidado