Dissertação
Flipped Learning with Interactive Videos EVALUATED
O uso de vídeos interativos na aprendizagem invertida, uma metodologia de aprendizagem ativa, provaram ser uma ferramenta valiosa para aumentar o engajamento de alunos(as) e a comunicação entre alunos(as) e professores(as). Uma revisão sistemática de literatura foi realizada para pesquisar os tipos de interação por vídeo atualmente empregados na aprendizagem invertida e seu impacto. Os resultados revelaram que as ferramentas de interação por vídeo mais empregadas foram anotações de instrutores(as) e alunos(as), e questionários nos vídeos. Os benefícios mais relatados foram um aumento da participação e melhoria da avaliação de alunos(as), e os seus desafios mais significativos foram o aumento do tempo e esforço despendidos por professores(as) e alunos(as). Uma pesquisa de estudo de caso com observador participante foi subsequentemente conduzida para analisar o impacto de vídeos na aprendizagem invertida num curso universitário. Esta análise foi realizada numa unidade curricular do Instituto Superior Técnico que implementou materiais interativos nas atividades de preparação e aplicação em casa. Alunos(as) foram questionados(as) sobre as suas experiências e opiniões sobre a implementação desses materiais, e os seus dados de interação também foram consultados e analisados. O feedback foi em geral muito positivo, sendo reconhecido o papel dos materiais interativos em estimular o seu pensamento e atenção, além de proporcionar oportunidades para discutir os tópicos com colegas. Apesar disso, alguns alunos(as) optaram por não interagir com esses materiais, e a elevada quantidade de anotações por vídeo também foi um problema relatado.
novembro 23, 2022, 16:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
Professor Auxiliar Convidado