Dissertação

Light-field rendering on mobile devices EVALUATED

A técnica de renderização Light-Field Rendering é um conceito um tanto ou quanto antigo, como a maioria dos pilares da Computação Gráfica. À frente do seu tempo, foi subvalorizada por muitos, pois, apesar de ser um grande conceito, havia uma limitação no poder computacional para o implementar. Hoje em dia, com o aumento constante da capacidade dos computadores, o conceito está a ser revisitado com os olhos postos em VR. E um tipo de dispositivo em particular que está a ser usado são os dispositivos móveis, vulgos smartphones, com o seu constante aumento de poder de processamento. Esta tese foca-se em implementar algoritmos de Light-Field Rendering num dispositivo móvel. Foi desenvolvida uma aplicação Android, seguindo duas abordagens ao problema, uma ingénua e outra optimizada, para se verificar a viabilidade, analisar os efeitos da optimização e quais os bottlenecks hoje em dia. Os resultados deste trabalho mostram que esta técnica é usável em tempo real em dispositivos móveis. A performance do algoritmo depende principalmente do espaço de memória ocupado pelos lightfields de input e o processamento de efeitos de abertura. Com estes pontos endereçados, o bottleneck encontra-se na capacidade de o dispositivo conseguir carregar grandes conjuntos de imagens para memória.
campo de luz, computação gráfica, renderização em tempo real, OpenGL ES, Android

novembro 26, 2021, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado