Dissertação

Active vs Passive Flow Adjustment in Games EVALUATED

Flow é o estado mental em que a pessoa está totalmente imersa na atividade em mão. Flow é muito importante para jogos, mas conceber flow nos nossos jogos não é uma tarefa simples. O principal problema é ajustar o nível de desafio à habilidade do jogador. Cada jogador tem o seu próprio nível de habilidade e ao jogar um jogo esse nível vai melhorar a velocidades diferentes. Para que um jogo consiga manter audiências mais abrangentes no estado de Flow é necessário um sistema adaptativo. Exploramos duas estratégias para implementar flow em jogos, Ajustes de flow passivos e activos. Na primeira são utilizados sistemas de ajuste de dificuldade dinâmicos, na segunda, através das mecânicas do jogo, o jogador tem controlo sobre os desafios do jogo. Querendo comparar estas duas estratégias aplicadas a um jogo de acção desenvolvemos ClusterTechRush, um top-down shoot'em up, e pedimos a participantes para jogarem duas versões. Uma onde o jogador tinha controlo sobre a dificuldade do jogo e outra onde os sistemas do jogo tinham o controlo. Não observamos vantagens em trazer jogadores para o estado de Flow em nenhuma das versões, mas observamos que jogadores mais casuais sentiram-se mais competentes, menos tensos e experienciaram mais emoções positivas, com a versão com ajustes passivos. Isto parece indicar que ajustes de flow ativos serão mais indicados para desenhar jogos para jogadores mais experientes.
Flow, Ajuste de dificuldade dinâmico, Controlo do Jogador, Experiencia, Adjuste Passivo de Flow,  Ajuste Activo de Flow

novembro 26, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado