Dissertação
Active vs Passive Flow Adjustment in Games EVALUATED
Flow é o estado mental em que a pessoa está totalmente imersa na atividade em mão. Flow é muito importante para jogos, mas conceber flow nos nossos jogos não é uma tarefa simples. O principal problema é ajustar o nível de desafio à habilidade do jogador. Cada jogador tem o seu próprio nível de habilidade e ao jogar um jogo esse nível vai melhorar a velocidades diferentes. Para que um jogo consiga manter audiências mais abrangentes no estado de Flow é necessário um sistema adaptativo. Exploramos duas estratégias para implementar flow em jogos, Ajustes de flow passivos e activos. Na primeira são utilizados sistemas de ajuste de dificuldade dinâmicos, na segunda, através das mecânicas do jogo, o jogador tem controlo sobre os desafios do jogo. Querendo comparar estas duas estratégias aplicadas a um jogo de acção desenvolvemos ClusterTechRush, um top-down shoot'em up, e pedimos a participantes para jogarem duas versões. Uma onde o jogador tinha controlo sobre a dificuldade do jogo e outra onde os sistemas do jogo tinham o controlo. Não observamos vantagens em trazer jogadores para o estado de Flow em nenhuma das versões, mas observamos que jogadores mais casuais sentiram-se mais competentes, menos tensos e experienciaram mais emoções positivas, com a versão com ajustes passivos. Isto parece indicar que ajustes de flow ativos serão mais indicados para desenhar jogos para jogadores mais experientes.
novembro 26, 2021, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado