Dissertação

ADAM: Adaptive Microlearning using Virtual Flashcards in Blended Learning EVALUATED

As cadeiras universitárias requerem que os alunos aprendam grandes quantidades de informação para terem sucesso. Ainda que a maioria ou totalidade desta informação seja dada em aulas físicas, estas aulas têm como alvo o corpo de estudantes como um todo. Alguns estudantes podem, por isso, não conseguir acompanhá-las e deixar escapar informação devido a distracções. Factores como falta de motivação e de tempo podem ainda impedir os estudantes de efectuar um estudo regular. Esta dissertação descreve uma aplicação móvel de micro-aprendizagem adaptável baseada em cartões de memória virtuais e a sua integração numa cadeira universitária, bem como os resultados obtidos a partir dos dados de utilização recolhidos e de entrevistas realizadas com professores e estudantes desta cadeira. Ambos consideram esta abordagem muito promissora e eficaz, e parece beneficiar ambas as partes. Os primeiros resultados sugerem que as notas subiram com a introdução do ADAM, ainda que os estudantes só o utilizassem perto das datas das suas avaliações.
micro-aprendizagem, móvel, adaptável, cartões de memória, aprendizagem híbrida, universidade

Novembro 9, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar