Dissertação
Using Gamification to Engage Users in Social Media Applications EVALUATED
A dificuldade que as organizações têm em manter o envolvimento dos utilizadores com as suas aplicações é um dos maiores problemas que têm que enfrentar. O baixo envolvimento dos utilizadores, para os casos particulares de aplicações de partilha de conteúdos e de redes sociais, leva a um eminente decréscimo na qualidade e novidade dos conteúdos que apresentam, o que pode resultar em ultima instância no abandono da utilização destes sistemas. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um método de gamificação, que utiliza vários elementos e técnicas presentes nos jogos para criar novos comportamentos e alterar e motivar alguns já existentes, dando sempre que possível feedback de uma forma apelativa e promovendo assim o envolvimento dos seus utilizadores. A metodologia escolhida para guiar esta pesquisa foi a Design Science Research. Foram utilizadas duas iterações para o desenvolvimento da nossa proposta, cada uma caracterizada por um conjunto de elementos de gamificação. A demonstração da nossa proposta foi realizada num ambiente real, numa aplicação de partilha de conteúdos e de redes sociais, chamada SKAN. Para avaliar a proposta apresentada, utilizamos uma framework de avaliação e técnicas para medir o nível de envolvimento dos utilizadores, que incluem recolha de dados da interação dos utilizadores com o sistema, questionários de usabilidade e adopção do método e feedback dos utilizadores e da equipa do SKAN. Apesar das limitações encontradas durante a avaliação da nossa proposta, o método desenvolvido é promissor em aumentar o envolvimento e a participação dos utilizadores, mantendo como foco os interesses da comunidade.
novembro 14, 2016, 10:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado