Dissertação

DOF Separation in Mid-air 3D Object Manipulation EVALUATED

Manipulação de objetos é uma funcionalidade chave em quase todos os ambientes virtuais. No entanto é difícil manipular objetos de forma precisa em ambientes virtuais imersivos usando gestos no ar que replicam interações no mundo físico, apesar de ser uma abordagem natural e direta. Estudos anteriores concluíram que a separação de graus de liberdade em interfaces táteis levaram a resultados melhorados. Neste trabalho, avaliamos o impacto da separação de 6 DOF explícita em tarefas de manipulação no ar. Implementámos uma técnica baseada em Widgets virtuais que permite o controlo de um DOF de cada vez, e comparámo-la com uma abordagem direta e a técnica PRISM, que ajusta de forma dinâmica o rácio entre o movimento da mão e do objeto. Os resultados sugerem que a separação de DOF beneficia a precisão em manipulações no espaço à custa de tempos mais longos em tarefas complexas. Destes resultados elaborámos alguns pontos para futura orientação em manipulação de objetos no ar. Com base nestes pontos desenvolvemos uma técnica de nome WISDOM, que combina os aspetos positivos das técnicas estudadas anteriormente, dispondo de manipulação direta e movimentos escalados mas mantendo a separação de DOF oferecida pela nossa implementação de Widgets. De forma a validar a nossa proposta, conduzimos outra avaliação com utilizadores de forma a compará-la com 6DOF e Widgets. Apesar do WISDOM não reduzir os tempos de conclusão das tarefas, melhorou o erro na posição e rotação em tarefas que requerem apenas translação ou rotação e em tarefas mais complexas que requerem ambas.
3D User Interfaces, Immersive Virtual Environments, Spatial Interactions, Mid-air Object Manipulation, DOF Separation

novembro 14, 2016, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alfredo Manuel dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Daniel Filipe Martins Tavares Mendes

INESC-ID

Investigador