Dissertação

CoBelievable: the effect of Cooperation in Believability EVALUATED

À medida que a tecnologia da indústria de jogos evolui, oferecendo-nos gráficos e animações cada vez mais realistas, torna-se aparente a necessidade de evoluir de igual modo a Inteligência Artificial (IA) das personagens dos jogos, de forma a criar personagens mais interessantes, imersíveis e credíveis, com as quais o jogador possa empatizar. Neste trabalho, abordamos este tema focando-nos na exploração da manifestação de personalidade como forma de criar personagens de IA credíveis e interessantes. Neste sentido, desenvolvemos um modelo de agente que manifesta diferentes personalidades com base num modelo de resolução de conflictos. O modelo de agente baseia-se numa arquitectura de Árvores de Comportamento, que complementamos com um mecanismo de avaliação de Utilidade, bem como uma reordenação dinâmica dos comportamentos que compõem a árvore. Implementámos o modelo desenhado, juntamente com um jogo criado de raíz para servir de cenário de teste, no motor de jogos Unreal Development Kit (UDK). Realizámos testes experimentais com utilizadores de forma a verificar se as diferentes personalidades eram distinguidas e correctamente compreendidas. Os resultados experimentais demonstraram a adequação da solução proposta, provando que o modelo permite produzir personalidades distintas e credíveis.
Agentes virtuais, modelo de conflicto, árvores de comportamento, IA em jogos

Dezembro 17, 2015, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar