Dissertação
Video Summaries for Science Talks EVALUATED
Apresentações sobre ciência variam desde conferências a aulas e documentários. Apesar de alguns destes formatos conterem conteúdo importante, como as aulas, a sua apresentação não é sempre a mais apelativa. Por outro lado, documentários e outros programas de entretenimento apresentam informação consolidada beneficiando esteticamente de efeitos visuais e sonoros. Motivados por estes aspetos, ilustramos os tópicos de uma aula de física usando documentários. Temos como preocupações principais o processo de seleção de conteúdo e aspetos de coerência. O processo de criação utiliza uma transcrição sumarizada de uma aula de física e seleciona conteúdo topicamente relacionado a partir de uma coleção de documentários. O problema da coerência é tratado como consequência do processo de seleção de conteúdo, e por meio de técnicas de composição de vídeo através da sua organização. Assim, exploramos dois métodos para composição: um mecanismo de ranking para selecionar os segmentos mais importantes; e, incorporar fluidez ao modelar estes segmentos como curvas suavizadas e selecionar aquelas cujas pontas são mais próximas. Num estudo preliminar avaliamos o comportamento de filmes e documentários em sumarização, usando como referência o comportamento de artigos de notícias. A sumarização de documentários tem melhor desempenho em comparação com filmes, comparando os sumários gerados contra sumários abstrativos usando as métricas ROUGE. Para os vídeos gerados sobre ciência, os nossos dados são o resultado de julgamento humano. Composição com ranking atinge melhores resultados do que curvas simpliciais para manter a relação de tópicos da aula original e qualidade geral. Concluímos que nenhum dos métodos gere coerência.
outubro 28, 2015, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar