Dissertação

Let’s Play Along! - A Social Robot for Collaborative and Interactive Learning EVALUATED

Este projecto apresenta o desenvolvimento de um robot social que interage com dois alunos, num cenário de colaboração. A interacção do robot é caracterizada pelo desenvolvimento de uma estratégia de colaboração cujo objectivo é promover a colaboração no HRI. A estratégia foi implementada usando uma abordagem focada no utilizador. Para obter isto foi feito um estudo preliminar para entender e analisar a forma como alunos interagem uns com os outros em cenários semelhantes A solução proposta foi implementada e avaliada através de um estudo com utilizadores. O estudo consistia em fazer um robot jogar um jogo pedagógico numa mesa multi-toque e a avaliação foi efectuada através da comparação de 2 tipos diferentes de estratégias: uma estratégia de colaboração e uma estratégia de não-colaboração. Os resultados demonstraram dados estatisticamente relevantes em termos da percepção do conhecimento que os utilizadores têm sobre o robot e em termos de ajuda mutua entre robot e utilizadores.
Colaboração, Agente Robótico, Aprendizagem Colaborativa, Estratégia Colaborativa, Abordagem Centrada no Utilizador

outubro 29, 2014, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático