Dissertação

Matching the effects of immersion with game mechanics in a cooperative game EVALUATED

O uso de questionários é visto como a maneira padrão para medir sentimentos que ocorrem aquando de experiências. Fazemo-lo também para o sensação de imersão. No entanto, preencher esse tipo de questionários é normalmente uma tarefa desinteressante ou fastidiosa, vista com desinteresse pelos sujeitos de teste. Desta forma criámos um estudo focado em encontrar uma ferramenta complementar ou alternativa para medir imersão. Como hipótese, as acções efetuadas por um jogador poderiam estar alinhadas à imersão que relatam. No caso de tal ser corroborado, poderíamos então criar uma implementação dentro de um jogo de modo a ter capacidades de medição comparáveis às de um questionário. Poderíamos ainda remover a tarefa de resposta a um questionário; oferecer a desenvolvedores de jogos informações mais detalhadas acerca de como as mecânicas dos seus jogos influenciam a experiência de imersão; e por fim, abrir portas a possibilidades de adaptação do jogo em tempo-real. Foi conduzido um teste para analisar a correlação entre algumas mecânicas e acções do jogo previamente estabelecidas (métricas) com os valores de imersão capturados via questionário. Pares de jogadores (n = 20) foram solicitados para jogar o primeiro nível do jogo cooperativo Dark Things About. O valor de correlação com imersão mais promissor (W=-0.352, p-value=0.128) aconteceu com a distância percorrida dentro do jogo, usando um teste de correlação do ró de Spearman. O resultado mostra-se inconclusivo ao tentar obter uma ligação com imersão, mas a metodologia usada sugere uma nova maneira de analisar dados durante uma sessão de jogo, possibilitando futuras abordagens.
Imersão, Desenvolvimento de jogos, Mecânicas de jogo, Métricas de jogo, Cooperação

junho 28, 2019, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar