Dissertação

Using Gamification for Time Tracking EVALUATED

O registo de tempos tem sido gradualmente um problema real que as empresas lutam todos os meses. Elas vêm o seu departamento financeiro impossibilitado de pagar aos funcionários porque estes não registam a sua folha de horas antes da data final anunciada pela apresenta, o que impede o processo de pagamento por parte do departamento financeiro que não sabe como resolver este problema onde alertas e lembretes já não são suficientes. A nossa proposta para solução deste problema é a aplicação de Gamificação no processo, motivando os funcionários a preencher a sua folha horas e finalmente começar a quebrar as suas barreiras com este processo. Para conduzir o nosso trabalho, ao nível da estrutura, iremos seguir o Design Science Research Methodology e envolver os funcionários na definição da solução com diversos métodos como entrevistas, questionários e protótipos que nos irão definir e redifinir a melhor solução para eles. O nosso processo de design da solução irá seguir a Framework 6D que nos permite definir uma solução orientada aos objetivos do negócio da empresa e os comportamentos que os funcionários devem adotar para atingir esses objetivos, irá também escolher os ciclos de atividade da gamificação juntamente com as mecânicas e elementos apropriados de modo a manter os utilizadores envolvidos e motivados com a solução. A avaliação da solução será baseada nas métricas descritas na proposta, questionários sobre o impacto da mudança do processo, entrevistas e feedback dos utilizadores irão permitir-nos definir a melhor solução para resolver o problema anunciado nesta tese.
Registo de tempo, Folha de horas, Gamificação, Motivação

novembro 27, 2019, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado