Dissertação
Records Management Support in the Interoperability Framework for the Portuguese Public Administration EVALUATED
A Administração Pública Portuguesa é um meio altamente regulado, implicando que os processos de negócio que envolvem entidades deste domínio estejam sujeitos a requisitos de gestão documental, sendo que os metadados devem ser produzidos regularmente, ao longo da criação dos objetos de negócio. Nesse sentido, quando entidades deste domínio trocam informações entre si, é útil para as entidades envolvidas que os metadados criados possam ser trocados, o que requer um entendimento comum da informação transmitida. Para atingir esse objetivo, foram desenvolvidas em Portugal, várias medidas de interoperabilidade, levantando-se agora o desafio da sua implementação. A Administração Pública Portuguesa possui uma infraestrutura central para a interoperabilidade, que, no entanto, não abrange, ainda, transações em que a troca de documentos possa ser acompanhada pelos seus metadados. Este trabalho apresenta um modelo de metadados para a interoperabilidade na Administração Pública Portuguesa, aplicando um Modelo de Dados Canónico, cujo desenvolvimento contemplou a directrizes nacionais autenticadas. A solução proposta é comparada com outro modelo de metadados, e as suas qualidades são avaliadas com base na framework de qualidade de metadados Bruce-Hillman. Ademais, uma análise da solução proposta, embora limitada, revela que esta promove interoperabilidade semântica na plataforma de interoperabilidade portuguesa, assegurando que o significado original da informação trocada é mantido. Por fim, este trabalho descreve diversas direções de pesquisa e desenvolvimento para o aprimoramento da solução proposta.
Outubro 29, 2018, 13:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
André Ferreira Ferrão Couto e Vasconcelos
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado